(Escrito na data de postagem)
Um dos maiores questionamentos da contemporaneidade é o valor alto dos salários dos políticos brasileiros, mas entre nós, quem não gosta de dinheiro?
Não há problema algum em ganhar dinheiro trabalhando, já que você em nenhum momento “ganha” dinheiro, você recebe esse capital como forma de retribuição de seu esforço trabalhista, logo qualquer salário é uma troca e não uma doação. Bem, isso já sabemos, mas ainda assim ficamos irritados com as notícias que recebemos sobre aumentos de salários e quando procuramos saber a respeito de benefícios de nossos representantes.
Vejamos, para alguém receber uma grande remuneração deve desempenhar uma grande função. Por exemplo, um piloto de avião deve ser bem remunerado já que teve de estudar inúmeras coisas e praticar por milhares de horas, além é claro de ter uma função crítica que põe em risco centenas de pessoas.
Quando alguém diz algo como: “os deputados deveriam ganhar um salário mínimo pra ver se aguentam, só a gente sofre”, o questionamento refere-se ao mal desempenho da função, dos deputados nesse caso, mas não do quanto eles recebem, já que um deputado é alguém de grande importância para o povo e com vasto conhecimento (em tese).
O que ocorre é uma inveja coletiva para com aqueles que conseguiram uma remuneração grande, nenhum engenheiro, médico, político ou doutor deveria ganhar pouco, eles fizeram um esforço muito grande para isso, merecem um salário maior, isso é algo inquestionável. Contudo, alguns cargos políticos brasileiros passam a casa do merecimento e começam a adentrar a casa do abuso de poder.
O nosso querido presidente Michel Temer recebe a bagatela de 27.841,33 reais mensais, muito não?
Contudo quanto o pontífice político brasileiro deveria ganhar?
Não é justo que nosso amistoso vampiro receba um salário gordo?
Façamos uma comparação, o presidente Trump, tem como salário 400 mil dólares por ano, isso é cerca de 33.333,33 dólares mensais, se compararmos as unidades monetários de um para um veremos que estamos bem próximos de nossos amigos norte americanos quando o assunto é pagar o presidente. Outros chefes de governo de grandes nações como o da Alemanha e o da Inglaterra equiparam-se em questão salarial, logo não estamos tão além nesse quesito, contudo comparar os EUA, Alemanha e Inglaterra ao Brasil é um tanto quanto desonesto…
O brasileiro transfere sua raiva aos políticos de maneira evidente, não pelos altos salários, todavia pela incapacidade de governar, isso faz com que fiquemos irritado. Questionamentos surgem: “Como um zé ninguém chega lá e não faz nada, ele ganha seus 20 ou 30 mil por mês para isso?” Ou pior: “Ganha todo esse dinheiro, uma série de regalias e ainda assim insiste em roubar?”
Exemplos a seguir demonstram nossa raiva:
- Ministros do STF poderão chegar a ganhar quase 40 mil reais por mês, um aumento de quase 17%. (Quem recebe reajuste de 17 por cento? Uma palhaçada…);
- Auxílio moradia de políticos chegam a quase 5 mil reais mensais, muito desses utilizados por aqueles que já tem residência;
- Inúmeros rombos e desvios em todas as instâncias polícias.
Esses tipos de acontecimentos que nos fazem ficar malucos, pessoas que já recebem um salário mais que digno acabam por zombar com a cara dos brasileiros roubando, desviando, legislando contra o povo, etc, etc, etc…
O maior problema não são os salários, mas sim, a falta de moral e ética, enquanto isso não mudar continuaremos a chorar, contudo a mudança moral pode vir de baixo, logo pensemos melhor em quem eleger! Ainda assim, novos representantes que assumirão em 2019 deverão ser cobrados, independente de quem votou ou não votou em quem, o exemplo deve ser mostrado por eles para que o brasileiro seja estimulado a parar de praticar ilegalidades, contudo os últimos tempos apenas nos desanimam ao mostrar nossos representantes praticando corrupção e benefício próprio…
Em minha opinião, por mais bizarras que sejam algumas das pessoas que eleitas, houverão reivindicações de benefícios e abertura de cobranças por meio de redes sociais, nossos políticos irão mudar com o tempo, temos que ficar atentos para que esse tempo não seja além de nossas vidas…
Interessados leiam: Quanto ganha um político?