(Escrito na data de postagem)
Não é de hoje que se manter em foco torna-se um difícil desafio diário, notamos que celulares, computadores, telefones, TVs, ‘Alexas’, smartwatches e afins são ótimos itens para informar, contudo, seu lado negativo é justamente seu maior domínio, o excesso de informação.
Certa vez li num cartaz da faculdade um anúncio que ficou na minha cabeça e demorei alguns anos para entender, ele dizia: “O problema não é o que se torna informação, é o que deixa de ser“. Esta frase diz muito a respeito do quanto consumimos conteúdos que não servem de nada, apenas por sermos bombardeados por eles.
Não culpo só a mídia por fazer isso, mas também grupos de conversas, excesso de dependência momentânea por amigos e familiares, preocupações diversas por problemas que não serão resolvidos naquele instante, etc, etc, etc.
O desafio maior hoje em dia é se manter focado, pois bem, como fazer isso?
Faça o teste abaixo assistindo um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OH6_WnCFMeM
Ao estudar comportamento humano, notamos que quando nos focamos demais, deixamos de notar diversas coisas, deixamos de corresponder ao ambiente e nos tornamos introspectivos por ora. Contudo, não há problema nenhum isso. Veja alguns exemplos que podem pertencer ao seu dia a dia:
- Momentos de foco programados;
- Atendimento diversos;
- Interrupções planejadas;
- Momentos para aliviar tensão mental e esticar o corpo;
- Demais atividades diversas.
Estes momentos acima são necessários no nosso cotidiano, nalguns cargos as funções serão mais focadas ou mais “curingas” a depender da necessidade e planejamento, contudo em qualquer ambiente precisamos dalguns momentos diários para manter o foco.
Com isso vemos que o problema é muito mais social e comportamental do que simplesmente o uso dalguma ferramenta específica. Porém, após ter esta consciência “do que focar” conseguimos utilizar estas ferramentas para potencializar nossa produtividade.
Pois bem, gostaria de trazer para a pauta uma ferramenta que utilizo nos sistemas Android, contudo acredito que similares também podem ser usadas nos sistemas IOS, até mesmo sistemas operacionais desktops vem adotando esta tendência, contudo estarei me referindo abaixo apenas a que uso, no caso a ferramenta de “Focus Mode“.
Ela pode ser acessada por configurações ou pela própria “barrinha” do Android.
Ao entrar em suas configurações notamos que podemos selecionar um horário para início e fim do modo de foco. Gosto de deixar o horário comercial, já que normalmente é quando toda e qualquer informação inútil chegará notificando.
Também é possível selecionar os apps que mais notificam, criando um ótimo filtro com base em cada individualidade, eu gosto de tirar até mesmo o Whatsapp (ferramenta que não uso para trabalho), com isso as mensagens importante vejo no horário de almoço.
Como pessoa ansiosa, só o fato de não ter 200 notificações e nem de enxergar “os problemas” ali, já fico mais tranquilo, em momentos de pausa, claro, é possível dar uma espiada! Todavia isso não deve tirar o foco e nem ser utilizado com demasia.
Ao tentar acessar um app “bloqueado” o próprio modo de foco notifica desestimulando a ação, em caso de necessidade há o botão para “burlar” por cinco minutos, e sim, ele fechará o app na sua cara caso exceda isso.
Com este simples app consigui manter minha mente focada durante os últimos meses, dando vazão às necessidades no momento certo e também dando espaço para o lazer e descontração, só que em momentos programados.
Perguntas recorrentes:
- Mas tenho família, filho, mulher, cachorro, urubu, papagaio que precisam falar comigo todo instante, como fazer?
R: Estes contatos não podem esperar até o horário do almoço ou fim do expediente? Caso não, crie momentos de hora em hora para dar uma “espiada”. - E se ocorrer uma emergência?
R: Não se esqueçam da principal função do celular, LIGAR! A pessoa que te ligue, avise seus contatos principais sobre isto. - Mas o celular/PC não me atrapalha, por que eu usaria?
R: Pode não atrapalhar, mas já pensou quanto pode melhorar caso se foque mais?
Por fim uso algumas outras ferramentas complementares, como bloqueio de notificações no smartwatch e Bedtime Mode, acredito que são ótimas, mas o uso apenas do Focus Mode já dará um ótimo indicativo de aumento de foco e produtividade.
Lembre-se, isso não serve apenas em horários de serviço! Ao curtir um domingo a tarde com a família, você quer mesmo ficar sendo chateado por corretores, spam e e-mails desnecessários? O Focus Mode pode ser utilizado para manter foco até mesmo em seus lazeres.